Bruxismo

A era moderna transformou a ficção dos filmes em realidade do dia-a-dia. Nos trouxe muitas inovações com a tecnologia, mas com ela vieram também os problemas que vem afetando as vidas das pessoas. Um deles é o STRESS. As metas, a correria, a velocidade da informação…tudo tem que ser “pra ontem”. Os hábitos diários dos dias de hoje já não são como o de poucos anos atrás. E o bruxismo surge de forma expressiva acometendo uma grande parte do cidadão moderno.

 

 

 

Bruxismo é o hábito de ranger ou apertar forte os dentes, podendo ser noturno ou diurno. Tem como fatores de risco o stress e o transtorno de ansiedade.

Não é considerado uma doença e também não acontece de forma sistemática. Depende muito do grau de stress que a pessoa está passando.

 

Quando uma pessoa range os dentes ela coloca pra fora uma energia negativa que está desequilibrando seu corpo de alguma forma. Mas isso não é bom? Sim, seria se não houvesse o prejuízo do desgaste dos dentes.

bruxismo-02                     bruxismo-01

 

Os dentes são a ponta passiva no final dessa cadeia. E para que isso não ocorra há algumas formas de tratamento que podemos lançar mão.

 

placa-mio-relaxante-ii

 

 

Uma  delas é a placa mio-relaxante. Um dispositivo acrílico que se adapta aos dentes superiores se interpondo na oclusão agindo de forma terapêutica quando em movimentos excursivos de protrusão e lateralidade da mandíbula.

 

 

 

placa-mio-001-jpeg-001

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma outra forma é aplicação de toxina botulínica na musculatura da mastigação, bloqueando parcialmente a ação muscular.